1 Vocês todos me conhecem como o ancião principal. Estou escrevendo esta carta a você, meu querido amigo Gaio, a quem amo profundamente.
2Caro amigo, peço a Deus que ele possa capacitar você a ir bem em tudo, especificamente estando com saúde física, assim como você anda bem espiritualmente MTY.
3Sinto-me bem contente, pois alguns irmãos crentes chegaram aqui e me contaram como você se comporta de acordo com a mensagem verdadeira. Você está se comportando de uma forma condizente com a verdadeira mensagem de Deus.
4Fico muito contente ao ouvir que as pessoas—que conduzi a Cristo/que são meus filhos espirituais—estão se comportando dessa maneira!
5Caro amigo, você está servindo lealmente/fielmente a Jesus sempre que faz algo para ajudar os irmãos crentes que viajam, mesmo que não os conheça.
6Alguns deles relataram à congregação daqui como você os ama. Você deve continuar ajudando tais pessoas nas suas viagens, de uma forma que seja do agrado de Deus.
7Quando aqueles irmãos crentes saíram para falar às pessoas sobre Jesus MTY, aqueles que não creem em Cristo não lhes deram nada para seu sustento.
8Por isso nós que cremos em Cristo devemos dar comida e dinheiro a tais pessoas, para que possamos ajudá-lasenquanto ensinam aos outros a verdadeira mensagem de Deus.
9Escrevi uma carta aos membros da congregação, mandando que ajudassem esses obreiros cristãos. Contudo, Diótrefes não—acata minha autoridade/presta atenção àquilo que escrevo—, pois ele deseja ser o líder da congregação.
10Por isso, ao chegar lá exporei publicamente aquilo que ele faz: Ele conta às outras pessoas bobagens malignas sobre nós para nos prejudicar pelo que diz e não se contenta apenas com inventar coisas prejudiciais. Ele mesmo não somente recusa acolher os irmãos crentes visitantes, como também impede os outros de acolhê-los, expulsando essas pessoas da congregação.
11Caro amigo, não imite um mau exemplo desse tipo. Pelo contrário, continue imitando os bons. Lembre-se que aqueles que praticam boas obras—pertencem realmente a Deus/são filhos espirituais de Deus—, mas aqueles que fazem o que é iníquo—não chegaram ainda a conhecer a/não têm um relacionamento com—Deus.
12Todos os crentes que conhecem o Demétrio declaram que ele é uma boa pessoa. O fato de ele se comportar de uma maneira condizente com a verdadeira mensagem de Deus comprova que ele é uma boa pessoa, e nós também declaramos que ele é uma boa pessoa. Vocês sabem que aquilo que dizemos sobre ele é verdade. Portanto será bom você acolher e ajudá-lo. É ele quem levará esta carta a você.
13Embora, ao começar a escrever, eu tivesse muito mais que pretendia lhe dizer, não quero agora contá-lo por meio de uma carta MTY.
14Em vez disso espero ir logo visitá-lo. Então poderemos conversar diretamente.
15Peço que Deus possa capacitá-lo a experimentar a paz interior. Nossos amigos daqui—dizem que estão pensando em/saúdam—você. Dê lembranças individualmente aos nossos amigos daí MTY/Diga aos nossos amigos aí que os saudamos/estamos pensando neles.