17creem apenas superficialmente na mensagem dele; portanto, como as plantas que precisam de boas raízes, eles creem na mensagem de Deus por pouco tempo. O que acontece é que, quando outras pessoas causam sofrimento para estas pessoas, ou quando são perseguidas por outros, elas logo deixam de crer na mensagem de Deus.
18Acontece com outras pessoas exatamente o que aconteceu à semente que caiu na terra contendo raízes de espinhos. Especificamente, embora tais pessoas ouçam a mensagem de Deus,
19elas se preocupam somente sobre aquilo que pertence a este mundo porque desejam ser ricas, possuindo muitas outras coisas; o resultado é que elas se esquecem da mensagem de Deus e deixam de fazer as coisas que agradam a Deus durante as suas vidas.
20Finalmente, acontece com outras pessoas exatamente o que aconteceu quando a semente caiu na terra boa. Especificamente, por ouvirem a mensagem de Deus, aceitando e acreditando aquilo que ouviram, elas fazem as coisas que agradam a Deus durante as suas vidas, como as boas plantas que produziram 30, 60 ou 100 grãos.
21Ele também disse a eles em figuras: - As pessoas não acendem uma lamparina para depois trazer para casa e colocar debaixo de um cesto ou de uma cama. Ao invés disso, elas acendem a lamparina para colocar num lugar onde possa iluminar a casa.
22De igual forma, Deus deseja que tudo que as demais pessoas ainda não sabem sobre a mensagem dele, mas que vocês já sabem, seja divulgado a elas mais tarde; quer dizer, que tudo aquilo que ainda é segredo para elas agora possa ser bem conhecido depois.
23Se vocês quiserem entender isto, devem considerar com cuidado aquilo que acabam de ouvir.
24Então ele disse a eles: - Pensem bem naquilo que digo a vocês, pois Deus vai deixar que vocês entendam na medida em que prestam atenção naquilo que digo, e Deus vai fazer com que vocês entendam ainda mais.
25Quando alguém presta atenção naquilo que digo e entende bem, Deus vai capacitá-lo para entender mais; mas, quando uma pessoa não presta atenção naquilo que digo, vai esquecer até aquilo que já sabe.
26Jesus disse também: – Vou ilustrar como vai crescer aos poucos o número de pessoas sobre quem Deus governa soberanamente, até o dia quando Deus vai julgar as pessoas. Um homem planta sementes no solo.
27Depois ele dorme todas as noites e se levanta todos os dias sem se preocupar. Ao mesmo tempo, as sementes brotam, crescem e produzem frutos, não sabendo ele como isso aconteceu.
28Especificamente, os talos aparecem, depois as espigas e, por último, o grão cheio na espiga.
29Quando os grãos estão maduros, ele manda ceifeiros pois está na hora de ceifar os grãos.
30Depois Jesus falou com um exemplo: – Vou falar com vocês usando outro exemplo para mostrar como o número de pessoas governadas por Deus de forma soberana vai aumentar; espero que este exemplo possa mostrar isso a vocês.
31O número de pessoas aumenta como cresce uma sementinha de mostarda.
32Mesmo sendo uma das menores sementes da terra, ela se torna uma planta imensa quando crescida. Especificamente, é plantada, logo brota e fica sendo a maior das plantas anuais. Ela bota grandes ramos, tão grandes que os pássaros podem fazer ninhos à sombra dela.
33Com muitos exemplos como estes, Jesus falou de Deus às pessoas. Ele lhes contou tudo quanto eram capazes de entender.
34Ele falava com as pessoas somente através de exemplos, mas explicava todas as comparações aos seus próprios discípulos em particular.
35Naquele mesmo dia, ao anoitecer, Jesus disse aos seus discípulos: - Vamos no barquinho ao outro lado do Lago da Galileia.