2Ouviram de repente um barulho vindo do céu, que parecia o sopro de um vento bem forte. O barulho ecoava pela casa inteira onde eles estavam sentados.
3Então eles viram algo que parecia chamas de fogo. Essas chamas se separavam umas das outras, pousando uma delas na cabeça de cada um dos cristãos.
4Então todos os cristãos ficaram completamente controlados/habilitados pelo Espírito Santo {o Espírito Santo controlou/habilitou completamente todos os cristãos}, capacitando-os a falar outras línguas MTY que não tinham aprendido.
5Naquela altura, havia em Jerusalém muitos judeus, que foram comemorar o Pentecostes. Eles eram pessoas que tentavam sempre obedecer às leis judaicas. Haviam chegado de muitos e diversos HYP países.
6Ao ouvir aquele barulho forte, parecido com o vento, reuniu-se uma multidão no local onde se encontravam os cristãos. Aquelas pessoas não sabiam o que pensar, pois todas elas ouviam os cristãos falarem na língua de cada uma delas (OU, Elas ficaram maravilhadas, pois cada uma ouvia um dos cristãos falar na língua própria dela).
7Ficaram maravilhadas e diziam umas às outras: “Todos esses homens que estão falando, têm/não têm RHQ residido sempre no distrito de Galileia, não podendo portanto saber nossas línguas?”
8Nós (incl) não entendemos como esses homens conseguem/Como é que esses homens podem RHQ falar nossas próprias línguas?! Mas cada um de nós os ouve fazer justamente isso!
9Alguns de nós somos das regiões da Pártia, da Média e do Elão, e outros residem na Mesopotâmia, na Judeia, na Capadócia, no Ponto e na Ásia.
10Há pessoas da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia que ficam perto da cidade de Cirene. Outros de nós vieram de Roma para visitar Jerusalém.
11Entre estes há judeus natos, bem como não judeus que aceitaram a doutrina dos judeus. Outrossim, alguns de nós somos oriundos da ilha de Creta e da região de Arábia. Contudo, enquanto estas pessoas falam nossas línguas MTY nós (incl) as ouvimos relatando as coisas grandes/poderosas que Deus tem feito!”
12Todas essas pessoas ficaram maravilhadas e não sabiam o que pensar daquilo que estava acontecendo. Portanto, elas se perguntavam umas às outras: “O que significa isso”?
13Mas alguns outros zombavam daqueles que criam em Jesus, dizendo: “Esses caras/essas pessoas estão falando assim porque beberam demais do vinho novo!”
14Então, levantando-se Pedro em companhia dos outros onze apóstolos, ele falou em voz alta à multidão de pessoas, dizendo: “Meus irmãos judeus e vocês outros que estão visitando Jerusalém, escutem-me e eu lhes explicarei o que está acontecendo.
15Alguns de vocês acham que nós (excl) estamos bêbados, mas não estamos. São apenas nove horas da manhã, e nós nunca ficamos bêbados a esta hora do dia!
16Pelo contrário, isto que nos acontece é a coisa milagrosa descrita há muito tempo pelo profeta Joel {que o profeta Joel descreveu há muito tempo}. Joel escreveu: “Deus diz:
17“Durante os últimos dias, antes de eu julgar todos os seres humanos, darei meu Espírito abundantemente/generosamente às pessoas SYN por toda a parte. Consequentemente, seus filhos e filhas contarão às pessoas mensagens recebidas de mim. Os jovens entre vocês contemplarão visões mandadas por mim, e os velhos entre vocês terão sonhos que eu lhes mandarei.
18Durante aqueles dias eu darei abundantemente/generosamente do meu Espírito, inclusive aos cristãos de ambos os sexos que são escravos/servos de outros, portanto eles contarão às pessoas mensagens recebidas de mim.
19Eu farei acontecerem coisas espantosas no céu e farei milagres na terra, os quais mostrarão que eu sou poderoso. Na terra CHI provocarei guerras, então as pessoas derramarão seu sangue e morrerão. Haverá fogo e fumaça bem espessa/escura.
20No céu, o sol aparecerá escuro às pessoas, e a lua lhes parecerá vermelha. Essas coisas acontecerão antes do dia importante e esplêndido/espantoso MTY quando eu, o Senhor Deus, aparecerei e julgarei todo o mundo.
21Antes daquele tempo, todos os que me pedirem MTY para salvá-los da culpa do pecado serão salvos {Eu o Senhor salvarei todos os que me pedirem MTY para salvá-los da culpa dos pecados.}’”
22Pedro continuou: “Meus conterrâneos de Israel, escutem-me! Quando Jesus, da cidadezinha de Nazaré, viveu entre vocês, foi-lhes comprovado por Deus {Deus comprovou a vocês} que Ele o tinha mandado/o enviou, capacitando Jesus a praticar muitos milagres estupendos que comprovaram/mostraram que Ele tinha vindo/veio de Deus. Vocês mesmos sabem que isso é verdade.