1Jesus olhou de onde estava sentado e viu pessoas ricas colocando suas doações na caixa das ofertas no pátio do templo.
2Ele também viu uma viúva pobre colocando duas moedas pequenas de cobre.
3Ele disse aos seus discípulos, “Observem o que estou dizendo: estes outros têm muito dinheiro, mas deram só um pouquinho dele. Mas esta mulher, que é muito pobre, tem colocado tudo que tinha, o dinheiro para pagar pelas coisas que precisa! Por isso Deus considera que esta viúva pobre tem colocado mais do que todos os outros!
5Alguns dos discípulos de Jesus falavam do templo. Eles comentaram sobre as pedras bonitas com que os homens tinham construído o templo e os outros enfeites que pessoas tinham dado, enfeites que estavam nos muros. Mas ele disse,
6“Quero dizer algo a vocês a respeito destas coisas que estão olhando. Invasores estrangeiros vão destruir estes edifícios por completo. Quando isso acontecer, nenhuma pedra no pátio deste templo estará deixado em cima de outra.”
7Mais tarde eles perguntaram a ele, “Mestre, quando é que isso vai acontecer? O que é que vai acontecer para nos mostrar que as coisas que o senhor acaba de nos dizer estão para ocorrer?”
8Ele disse, “Muitas pessoas virão e dirão que têm a minha autoridade. Eles vão dizer, Eu sou o Messias! Eles também dirão, “Já chegou a hora de Deus governar! Portanto tenham cuidado para que eles não enganem vocês. Não os sigam para se tornarem discípulos deles!
9Também, quando ouvirem de guerras e de pessoas que estão fazendo confusão, não fiquem aterrorizados! Lembrem-se de que Deus já disse que estas coisas vão acontecer. Mas não vai ser este o tempo quando o mundo vai terminar.”
10Então ele disse a eles, “As pessoas que vivem em vários países vão brigar umas contra as outras, e vários governos vão brigar uns contra outros.
11Vai haver grandes terremotos, e em várias áreas vai ter fomes e pragas. As pessoas vão ver coisas que as assustarão muito. Também vai haver coisas estranhas/anormais acontecendo no céu.
12Mas antes de todas estas coisas acontecerem, eles vão perseguir vocês e levar vocês presos. Eles vão julgar alguns de vocês nas casas de adoração dos judeus e vão pôr vocês nas prisões. Vão levar vocês a reis e a governadores porque são meus discípulos.
13Esta será a hora de vocês falarem a eles sobre mim.
14Por isso resolvam dentro de si mesmos não estarem pensando antes disso acontecer sobre o que vão dizer para se defender,
15Porque eu vou dar a vocês as palavras sábias para dizer. Como resultado, nenhum daqueles que se opõem a vocês vai poder contrariar o que dizem nem contradizer vocês.
16Até mesmo seus pais e irmãos e outros parentes e amigos que não creem em mim vão trair vocês/ajudar os seus inimigos a prenderem vocês. Vão matar alguns de vocês.
17Vai parecer que todos odeiam vocês porque vocês creem em mim.
18Mas as suas almas estarão totalmente seguras.
19Ao aguentarem todas estas coisas que as pessoas vão fazer a vocês, vocês vão preservar a sua vida eterna.”
20Mas quando vocês virem/observarem que os exércitos dos seus inimigos têm rodeado Jerusalém, vão saber que é o tempo deles destruirem esta cidade por completo.
21Naquela época os que estão no distrito da Judeia devem fugir para montes mais altos. Aqueles que estão nesta cidade precisam sair rápido. Aqueles que estão no campo perto da cidade não devem voltar à cidade para pegar os seus bens antes de fugirem.
22Vocês precisam obedecer o que eu digo a vocês porque, para cumprir o que os profetas escreveram, Deus vai castigar bem severamente as pessoas que ficam nesta cidade.
23Sinto muito pelas mulheres que estarão grávidas e mulheres que estarão amamentando seus nenês naqueles dias, porque vai ser bem difícil elas fugirem! Sinto muito porque as pessoas deste país estarão sofrendo muito quando Deus as castigar.
24Os inimigos delas vão matar muitos delas com a espada. Vão capturar outras e levá-las a muitos outros países. Os não judeus vão pisar/conquistar Jerusalém até chegar o fim do tempo determinado por Deus deles governarem a cidade.
25Também haverá coisas estranhas que vão acontecer ao sol, à lua e às estrelas. Em muitas nações na terra as pessoas estarão com muito medo e ficarão ansiosas quando ouvirem o mar rugir e virem as grandes ondas.
26As pessoas vão desmaiar porque vão ter tanto medo ao esperarem o que vai acontecer no mundo. Vão estar com medo porque Deus vai fazer com que todas as estrelas no céu tremam.
27Depois vão ver a mim, aquele que vim do céu, voltando pelas nuvens poderosamente e com grande brilho.
28Então quando estas coisas que acabo de descrever começarem a acontecer, fiquem retos em pé e sejam corajosos, porque vai estar próximo o tempo quando Deus salvará vocês de todo sofrimento.
29Aí ele contou a eles esta parábola: “Pensem na figueira, e em todas as outras árvores.
30Logo que suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está perto.
31Da mesma forma, quando vocês virem ocorrer estas coisas que acabo de descrever, vocês mesmos vão saber que está quase na época de Deus realmente governar como rei/chefe.
32Quero que vocês saibam que todas estas coisas que acabo de dizer-lhes vão acontecer enquanto vocês que têm observado as coisas que faço ainda estão vivos.
33Vocês podem ter absoluta certeza de que estas coisas de que tenho falado vão acontecer! Vocês podem ter até mais certeza disso do que têm do fato da terra e do céu ficar nos seus lugares!
34Mas tenham cuidado/sejam vigilantes! Não fiquem bêbados/não participem das bebedeiras nem deixem as preocupações da vida distraírem vocês. Se fizerem assim, sou capaz de voltar de repente, como uma armadilha de repente pega um animal.
35Guardem em mente que a minha volta vai surpreender todos pelo mundo inteiro.
36Então estejam sempre prontos. Orem para que tenham forças para aguentarem sem estarem com medo de todas essas coisas difíceis que vão acontecer, para que assim possam estar confiantes diante de mim, aquele que vim do céu.”
37Todos os dias durante aquela semana, Jesus ensinou as pessoas na área do templo em Jerusalém. Mas à noite ele e seus discípulos saíram da cidade e ficaram no Monte das Oliveiras.
38Bem cedo cada manhã muitas pessoas foram ao pátio do templo para ouvi-lo.