1Depois disso, ouvi algo que parecia uma grande multidão no céu. As pessoas gritavam: “Aleluia/Louvado seja nosso Deus! Ele nos salvou! Ele é glorioso e poderoso!
2Louvado seja Ele, pois julga de forma reta e verídica! Ele castigou a grande cidade parecida com uma prostituta, pois ela seduziu os habitantes da terra MTY, levando-os a se comportar de forma imoral e idólatra como ela mesma. Louvado seja ele, pois os castigou por terem derramado o sangue dos servos dele!”
3A multidão falou de novo, dizendo: “Aleluia! Louvado seja Deus! A fumaça do fogo que consumiu a cidade subirá para sempre!”
4Os 24 anciãos e os quatro seres viventes se prostraram e adoraram a Deus, que está sentado no trono. Depois disseram: “É verdade! Aleluia! Louvado seja Deus!”
5Uma voz MTY que procedeu do trono disse: “Todos vocês, servos dele, louvem a nosso Deus! Todos vocês que O cultuam, sejam muito ou pouco importantes do ponto de vista social, louvem a Ele!”
6Ouvi algo que parecia a voz de uma grande multidão de pessoas, como o som da muita água que cai rapidamente e como o som do trovão, que gritava: “Aleluia! Louvado seja Deus, porque o Senhor Deus todo-poderoso reina!
7Regozijemo-nos, sejamos muitíssimo felizes, e honremos a Ele, pois chegou a hora de Jesus, aquele que parece um cordeiro, unir-se permanentemente com o seu povo, que será como um homem que MET se casa com sua noiva, porque aqueles que pertencem a Ele já se prepararam para isto.
8Permitiu-se {Deus permitiu} que eles ficassem totalmente limpos, como uma noiva que MET se veste de linho fino, claro e limpo”. O linho fino, claro e limpo, representa os atos justos que o povo de Deus pratica.
9Então o anjo me disse: “Escreva o seguinte: Deus abençoará abundantemente as pessoas que foram convidadas {que Ele convidou} ao banquete que homenageia a Jesus, aquele que parece um cordeiro, que agora se une permanentemente com seu povo, como um homem MET que se casa com sua noiva”. Ele também me disse: “Essas palavras que Deus declara são verdadeiras”.
10Imediatamente me prostrei aos pés dele para adorá-lo. Mas ele me disse: “Não me adore! Sou apenas servo de Deus, como você e como seus irmãos crentes que falam de Jesus às demais pessoas. Em vez disso, adore a Deus, pois o poder de falar aos outros sobre Jesus vem do Espírito de Deus (OU, todos aqueles que falam de Jesus aos outros estão proclamando verdadeiramente as palavras que o Espírito de Deus lhe deu)!”
11Vi o céu abrir {aberto} e fiquei admirado ao ver um cavalo branco. Jesus, aquele que montava a cavalo, é chamado (As pessoas chamam a Jesus, que montava a cavalo), Fiel e Verdadeiro‟. Ele julga todos os seres de acordo com o padrão reto e luta com justiça contra seus inimigos.
12Os olhos dele brilhavam MET uma chama de fogo. Havia muitas coroas reais na cabeça dele. Um nome foi escrito nele {Ele tinha escrito em si mesmo um nome}. Só Ele entende o significado do nome.
13O manto que Ele vestia estava empapado de sangue. O nome dele é também “A Palavra de Deus/Aquele que expressa a natureza de Deus”.
14Os exércitos do céu seguiam após Ele. Eles montavam cavalos brancos e vestiam roupas feitas de linho branco e limpo.
15As palavras que Ele fala serão como MTY uma espada afiada para ferir os rebeldes das nações. Ele mesmo vai governá-los com poder, como se tivesse MET uma vara de ferro. Ele esmagará seus inimigos, como MET alguém esmaga as uvas em um lagar. Ele fará isto em benefício de Deus Todo-poderoso, que está super zangado com eles por causa dos seus pecados.
16No manto dele, junto à coxa, estava escrito um nome {Ele levava um nome escrito}, que é „Rei que reina sobre todos os demais reis e Senhor que governa todos os demais senhores‟.
17Vi um anjo que ficava na luz MTY do sol. Ele bradou em voz alta a todas as aves que se alimentam de corpos, que voavam alto no céu: “Venham, reúnam-se para o grande banquete que Deus está preparando para vocês!
18Venham comer a carne de todos os inimigos de Deus, que já estão mortos: dos reis, comandantes militares, indivíduos que lutaram poderosamente, dos cavalos e dos soldados que os montavam e de todos os demais tipos de pessoas, fossem livres ou escravas, pessoas de muita ou pouca importância social”.
19Depois vi a besta e os reis da terra com seus exércitos reunidos para lutarem contra Cristo, o cavaleiro do cavalo (branco), e contra o exército dele.
20A besta e o falso profeta foram presos {Cristo levou presos a besta e o falso profeta}. O falso profeta é aquele que tinha praticado milagres na presença da besta. Foi assim que Ele conseguiu enganar aqueles que aceitaram a marca da besta na testa e adoravam a imagem dela. A besta e o falso profeta foram jogados {Cristo jogou a besta e o falso profeta} vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21Os demais foram mortos pelas palavras do cavalheiro {O cavalheiro matou os demais pelas palavras dele}, que foram como MTY uma espada que se estendia da boca dele. Todas aquelas aves se fartaram da carne das pessoas mortas por ele.