9 Esta mensagem afirma que, se algum de vocês confessar publicamente que Jesus é Senhor, acreditando no seu íntimo que Deus o ressuscitou após sua morte, Deus vai salvá-lo.
10 Se alguém acreditar no seu íntimo que Cristo morreu e que Deus o fez voltar novamente à vida, o resultado será que Deus apagará o registro dos seus pecados. Se alguém confessa publicamente que Jesus é Senhor, o resultado é que Deus o salva.
11 Alguém/Isaías escreveu sobre Cristo na Escritura, “Quem quiser acreditar nele não ficará desapontado.”
12 Deus trata judeus e não judeus de forma igual. Já que todas as pessoas que creem nele têm o mesmo Senhor, ele abençoa abundantemente todos os que pedem que ele os ajude/salve.
13 É exatamente como escreveu o profeta Joel, “O Senhor Deus vai salvar todos aqueles que assim lhe pedirem.”
14 No tocante ao fato de eles pedirem que o Senhor os salve, alguém pode replicar com a seguinte opinião sobre o povo de Israel: (OU, Isto levanta mais um problema sobre os judeus): “Com certeza, eles não podem pedir que Cristo os ajude/salve se antes não creram nele. Com certeza, eles não podem ouvir dele se ninguém lhes pregar a mensagem dele.
15 Aqueles que lhes pregam de Cristo com certeza não podem pregar se Deus não os mandar pregar. Seria ótimo se Deus lhes mandasse mensageiros! Seria como alguém escreveu nas Escrituras, „É maravilhosa a chegada daqueles que pregam a boa mensagem!‟”
16 Eu responderia a tal pessoa que Deus já mandou pessoas para pregarem a mensagem sobre Cristo, mas que nem todos os israelitas deram ouvidos à boa mensagem! Isto tem apoio no que Isaías, desesperado, diz, “Senhor, parece que quase ninguém acreditou aquilo que eles nos (excl) ouviram pregar!”
17 Portanto, as pessoas estão crendo, sim, em Cristo como resultado de ouvirem a mensagem sobre ele, e as pessoas estão de fato ouvindo a mensagem como resultado de alguém pregar sobre Cristo!