Text copied!
Bibles in Portuguese

Lucas 4:2-24 in Portuguese

Help us?

Lucas 4:2-24 in A Bíblia Sagrada, Tradução para Tradutores

2 Durante quarenta dias o Espírito o guiava pela área seca. Durante esse tempo o Diabo estava tentando-o e Jesus não comia nada. Quando esse tempo chegou ao fim, ele estava com muita fome.
3 Então o Diabo disse a Jesus, “Já que você diz que é o Filho de Deus/homem que também é Deus, diga a esta pedra para se tornar pão para que você possa comê-lo!”
4 Jesus respondeu, “Não, porque Moisés escreveu nas Escrituras que só a comida comum não é suficiente para sustentar as pessoas. Elas também precisam de comida para seus espíritos.”
5 Aí o Diabo o levou para um monte alto e lhe mostrou em um instante todas as áreas no mundo onde os reis/chefes governam.
6 Então ele disse a Jesus, “Eu darei a você a autoridade de governar sobre todas essas áreas e o farei famoso. Posso fazer isso porque Deus tem permitido que eu controle essas áreas, e posso deixar que governe sobre elas quem eu quiser.
7 Portanto, se você me adorar, vou deixar que você governe sobre todas elas!”
8 Mas Jesus respondeu, “Não, eu não vou adorar você, porque o salmista escreveu nas Escrituras: Vocês devem adorar o Senhor, seu Deus. Devem servir somente a ele!
9 Então o Diabo levou Jesus à cidade de Jerusalém. Ele o colocou no ponto mais alto do templo e disse a ele, “Já que você diz que é o filho de Deus/homem que também é Deus, atire-se daqui.
10 Se fizer isso, não vai se machucar, porque o salmista escreveu nas escrituras, Deus vai mandar que os anjos dele protejam você.
11 E ele também escreveu, Quando você cair, eles vão segurar você nas mãos, para que uma pedra não fira/machuque o seu pé.
12 Mas Jesus respondeu, “Não, eu não vou fazer isso, porque Moisés escreveu nas Escrituras, Ninguém deve tentar ver se o Senhor seu Deus o resgatará depois dele fazer algo tolo/estúpido.
13 Então, depois do Diabo terminar de tentá-lo de muitas maneiras, ele deixou Jesus. Ele queria procurar tentá-lo mais tarde em um momento propício.
14 Enquanto o Espírito deu a ele poder, Jesus voltou ao distrito da Galileia. As pessoas por toda aquela região souberam do que ele estava fazendo.
15 Ele ensinava as pessoas nas sinagogas/salas de reuniões deles. Como resultado, todos o louvaram.
16 Então Jesus foi a Nazaré, a cidade onde ele foi criado. No sábado ele foi à sinagoga, assim como sempre fazia. Ele levantou-se para indicar que queria ler a Escritura para eles.
17 Alguém deu a ele um rolo que continha as palavras que o profeta Isaías tinha escrito. Ele abriu o papel e achou o lugar que queria ler. Ele leu estas palavras.
18 O Espírito do Senhor/Deus está sobre mim. Ele me tem escolhido para declarar as boas notícias de Deus aos pobres. Ele me tem mandado para cá para proclamar que Deus vai livrar aqueles que Satanás capturou, e ele vai me ajudar a fazer com que os cegos vejam outra vez. Ele vai me ajudar a livrar aqueles que outros têm oprimido.
19 Ele me mandou para declarar que agora nesta época Deus vai mostrar favor às pessoas.
20 Aí ele fechou o livro e deu ao assistente/ajudante, e sentou-se para ensinar as pessoas. Todos na sinagoga estavam olhando fixamente para ele.
21 Ele disse para eles, “Hoje ao me ouvirem falar, estou começando a cumprir esta passagem de escritura.”
22 No início todos ali falaram bem dele, e se maravilharam das palavras bonitas/atraentes que ele falou. Mas aí alguns deles disseram, “Ele é/não é ele apenas o filho de José, portanto é inútil para nós/por que nós (excl) devíamos ouvir o que ele diz?”
23 Ele disse a eles, “Certamente alguns de vocês vão dizer a mim o provérbio que diz, Médico, cure-se a si mesmo. O que vocês vão querer dizer com isso é, As pessoas nos disseram que você fez milagres na cidade de Cafarnaum, mas nós (excl) não sabemos se isso é verdade. Então faça milagres também aqui na sua própria cidade natal!
24 Depois ele disse, Certamente é verdade que as pessoas não aceitam a mensagem de um profeta que fala na sua cidade natal, assim como vocês não aceitam a minha mensagem agora.
Lucas 4 in A Bíblia Sagrada, Tradução para Tradutores