Text copied!
Bibles in Portuguese

Lucas 19:10-37 in Portuguese

Help us?

Lucas 19:10-37 in A Bíblia Sagrada, Tradução para Tradutores

10 Lembre-se disso: eu, que desci do céu, vim para procurar e salvar pessoas como você que tem se desviado de Deus, assim como um pastor procura as ovelhas perdidas.
11 Eles estavam se aproximando de Jerusalém, e aqueles que andavam com Jesus e que o ouviram dizer essas coisas pensavam que quando ele chegasse a Jerusalém ele ia se tornar o rei deles.
12 Então ele contou a eles esta parábola: “Um príncipe se aprontou para ir a um país distante para que o imperador o fizesse rei. Ele pretendia voltar mais tarde.
13 Antes de sair, ele chamou dez dos seus servos. Ele deu a cada um deles uma moeda que valia três meses de salário. Ele disse a eles, Façam comércio com estas até que eu volte! Então ele saiu.
14 Mas muitos dos seus compatriotas o odiavam. Por isso eles enviaram uns mensageiros atrás dele para dizer ao imperador, Nós não queremos que este homem seja nosso rei!
15 Mas o imperador o fez rei. Mais tarde o novo rei voltou. Aí ele deu uma ordem que alguém chamasse os servos a quem ele tinha dado as moedas. Ele queria saber quanto eles tinham ganhado ao negociar com suas moedas.
16 O primeiro homem veio a ele e disse, Senhor, com sua moeda eu ganhei mais dez moedas!
17 Ele disse a esse homem, Você é um bom servo! Você tem feito muito bem! Porque você manejou fielmente uma quantia pequena de dinheiro, vou lhe dar a autoridade para governar dez cidades.
18 Aí o segundo servo veio a ele e disse, Senhor, com sua moeda eu tenho ganhado mais cinco moedas!
19 Ele disse àquele servo, Vou dar a você a autoridade para governar cinco cidades.
20 Então chegou outro servo. Ele disse, Senhor, aqui está a sua moeda. Eu a embrulhei em um pano e guardei, para que nada acontecesse a ela.
21 Fiz isso porque estava com medo do que o senhor faria comigo se o negócio falhasse. Eu sabia que o senhor era um homem que não faz coisas tolas com seu dinheiro. O senhor até tira dos outros dinheiro que realmente não pertence ao senhor, assim como um lavrador que colhe trigo da roça de outro.
22 Ele disse àquele servo, Que servo mau! Vou condená-lo pelas mesmas palavras que acaba de falar! Pois você sabia/será que você não sabia que eu não faço coisas tolas/estúpidas com meu dinheiro. Você disse que eu até tiro dos outros dinheiro que realmente não me pertence, como um fazendeiro que colhe trigo da roça de outro.
23 Então, você devia pelo menos ter dado/por que foi que você não deu meu dinheiro ao banco? Então ao voltar poderia ter recolhido aquela quantia mais os juros!
24 Então o rei disse àqueles que estavam ali perto, Tirem a moeda dele e dê ao servo que tem dez moedas!
25 Eles protestaram, Senhor, ele já tem dez moedas!
26 Mas o rei disse, Digo isto a vocês: a todos os que usam bem o que já receberam, eu vou dar mais. Mas daqueles que não usam bem o que já receberam, vou tirar até mesmo o que ainda têm.
27 Ora, quanto a esses inimigos meus que não queriam que eu governasse sobre eles, tragam eles para cá e executem/matem enquanto estou olhando!
28 Depois de Jesus dizer essas coisas, continuou na estrada para Jerusalém, indo diante dos seus discípulos.
29 Quando chegaram perto das aldeias de Betfagé e Betânia, perto do monte que se chama o monte das oliveiras,
30 ele disse a dois dos seus discípulos, “Vão à aldeia na nossa frente. Quando vocês dois entrarem na aldeia, vão ver um animal novo que ninguém ainda montou. Desamarrem-no e tragam-no para mim.
31 Se alguém perguntar a vocês, Por que vocês o estão desamarrando?, digam a ele, O Senhor precisa dele.
32 Então os dois que ele mandou foram à aldeia e acharam o animal assim como ele lhes tinha dito.
33 Enquanto eles o desamarravam, os donos do animal disseram aos dois, “Por que é que vocês estão desamarrando esse animal novo?”
34 Eles responderam, “O Senhor precisa dele.” Aí os donos disseram que eles podiam levá-lo.
35 Os dois discípulos levaram o animal a Jesus. Colocaram suas capas em cima do animal como sela e ajudaram Jesus a montar nele.
36 Aí enquanto ele andava montado, outras pessoas espalharam suas capas na estrada para honrá-lo.
37 Quando chegaram perto de Jerusalém, na estrada que desce do monte das oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a alegrar-se e louvar a Deus em voz bem alta por todos os milagres que eles tinham visto Jesus fazer.
Lucas 19 in A Bíblia Sagrada, Tradução para Tradutores