Text copied!
CopyCompare
A Bíblia Sagrada, Tradução para Tradutores - Atos - Atos 7

Atos 7:2-40

Help us?
Click on verse(s) to share them!
2Estêvão respondeu a ele e aos demais líderes judaicos: “Irmãos judeus e líderes respeitados, é favor prestarem atenção em mim/por favor, prestem atenção! O glorioso Deus que nós (incl) adoramos apareceu a nosso antepassado Abraão enquanto ele ainda morava na região de Mesopotâmia, antes de se deslocar à cidadezinha de Harã.
3Deus lhe disse: 'Deixe esta terra onde você e seus parentes moram, e vá para a terra à qual eu vou guiá-lo'.
4Portanto Abraão saiu daquela terra, que se chama também Caldeia, e chegou na cidadezinha de Harã, onde passou a morar. Depois da morte do seu pai, Deus o mandou deslocar-se para esta terra, na qual vocês e eu agora moramos.
5Naquela época, Deus não entregou a Abraão nenhuma terra aqui para ocupar e possuir. (OU, Naquela época, Deus não deu a Abraão nenhuma terra aqui, nem o mínimo pedaço desta terra que pertenceria a ele.) Deus prometeu que mais tarde daria esta terra a ele e a seus descendentes, e que ela iria sempre pertencer-lhes. Contudo, naquela época Abraão não tinha filhos que fossem herdá-lo/possui-lo após a morte dele.
6Mais tarde, Deus disse a Abraão: ‘Seus descendentes morarão numa outra terra, que pertence a outras pessoas. Durante 400 anos essas pessoas obrigarão seus descendentes a trabalharem para elas como escravos delas, e vão tratá-los muito mal’.
7Mas Deus também disse: 'Eu castigarei as pessoas que os obrigam a trabalhar como escravos. Depois, seus descendentes deixarão aquela terra e virão até aqui e me adorarão nesta terra’.
8“Então Deus mandou a Abraão que alguém fosse circuncidá-lo, a ele, a todos os machos da sua família e seus descendentes do sexo masculino para simbolizar que eles todos pertenciam a Deus e que obedeceriam àquilo que Ele tinha mandado Abraão fazer. Mais tarde nasceu Isaque, o filho de Abraão, e quando Isaque tinha oito dias de idade, Abraão o circuncidou. Mais tarde nasceu Jacó, o filho de Isaque, e Isaque o circuncidou da mesma forma. E Jacó circuncidou da mesma maneira seus doze filhos. Eles são os doze dos quais todos nós (incl) judeus descendemos.
9“Vocês sabem que os filhos mais velhos de Jacó ficaram com ciúmes porque seu pai favorecia José, o irmãozinho deles. Portanto, eles o venderam para uns comerciantes/mercadores que o levaram MTY até o Egito. Lá ele ficou sendo escravo de um oficial do governo egípcio. Mas Deus amparou José.
10Ele o protegia sempre que as pessoas lhe causavam sofrimento. Ele capacitava José a ser sábio; e fez com que Faraó, rei do Egito, tivesse uma alta opinião sobre José. Portanto, o Faraó o designou para governar o povo do Egito e cuidar de todas as propriedades do Faraó MTY.
11“Enquanto José desempenhava aquele trabalho, houve um período em que havia bem pouca comida no Egito e também por todo Canaã, pelo qual as pessoas não tinham o suficiente para comer. Todas as pessoas sofriam. Naquela altura Jacó e seus filhos em Canaã também não conseguiram obter comida suficiente.
12Quando Jacó ouviu as pessoas informarem que havia cereal/comida disponível para compra no Egito, ele mandou os irmãos mais velhos de José ao Egito comprarem cereal. Eles foram lá e compraram cereal de José, mas não o reconheceram como irmão deles. Depois voltaram para casa.
13Quando os irmãos de José foram ao Egito pela segunda vez, compraram novamente cereal de José. Mas desta vez eles foram informados {ele os informou} de quem ele era. Outrossim, as pessoas informaram o Faraó de que a família de José era do povo israelita/hebraico e que aqueles homens que tinham vindo de Canaã eram irmãos dele.
14Então José mandou seus irmãos de volta para casa. Eles informaram seu pai, Jacó, que José desejava que ele e a família inteira fossem até o Egito. Naquela época a família de Jacó consistia em 75 pessoas SYN.
15Por isso, quando Jacó ouviu isso, ele e toda a família foram morar no Egito. “Mais tarde, Jacó morreu lá e nossos outros antepassados, os filhos dele, também morreram lá.
16Mas os corpos de Jacó e José foram levados {eles levaram os corpos de Jacó e José} de volta para nossa terra. O corpo de Jacó foi enterrado {eles enterraram o corpo de Jacó} no túmulo que Abraão tinha comprado e o corpo de José em Siquém, no terreno que Jacó tinha comprado dos filhos de Hamor.
17“Quando já estava quase na altura de Deus resgatar nosso povo, conforme tinha prometido a Abraão, nosso povo no Egito tinha ficado bem numeroso.
18Então outro rei passou a governar o Egito. Ele não sabia como José, muitos anos antes, tinha ajudado grandemente o povo do Egito MTY.
19Aquele rei tentou cruelmente destruir nosso povo e oprimiu nossos antepassados, fazendo-os sofrer grandemente. Até mandou que eles abandonassem seus bebês do sexo masculino ao relento para eles morrerem.
20“Durante aquela época, nasceu Moisés, que foi um bebê bem bonito LIT. Portanto cuidaram dele às escondidas na casa de seus pais {seus pais cuidaram dele às escondidas em casa} durante três meses.
21Então foi preciso colocá-lo {eles tiveram que colocá-lo} fora da casa, mas a filha de Faraó o encontrou e o adotou, cuidando dele como se fosse o próprio filho dela.
22Moisés recebeu instrução em {Os mestres egípcios ensinaram Moisés} muitos tipos de coisas HYP que o povo egípcio sabia e, ao ficar adulto, ele falava com poder e agia com poder.
23“Um dia, quando Moisés tinha uns quarenta anos de idade, ele resolveu ir ver como passavam seus patrícios/conterrâneos, os israelitas. Por isso ele se dirigiu ao lugar onde eles trabalhavam.
24Ele viu chicotear um dos israelitas {Viu um egípcio chicotear um dos israelitas}. Por isso foi ajudar MTY o israelita que tinha sido ferido/surrado {a quem o egípcio feria/surrava} e ele vingou o israelita, matando o egípcio que o feria/chicoteava.
25Moisés pensava que seus irmãos israelitas fossem entender que Deus o tinha mandado livrá-los da escravidão. Mas eles não entenderam isso.
26No dia seguinte, Moisés viu dois israelitas que brigavam entre si. Ele tentou obrigá-los a deixar de brigar, dizendo-lhes: ‘Homens, vocês dois são irmãos israelitas! Portanto, deixem de machucar-se um ao outro!/por que vocês estão se machucando um ao outro? RHQ'
27Mas o homem que feria o outro empurrou Moisés, dizendo-lhe: 'Ninguém nomeou você/Você se considera nomeado RHQ para governar e julgar-nos (excl)!?
28Você pretende matar-me, como matou ontem o egípcio?'
29Quando Moisés ouviu isso, ele penso: 'Parece que muitas pessoas já sabem o que eu fiz, e alguém me matará’. Ele tinha medo, portanto fugiu do Egito até a terra de Midiã. Ele passou a morar lá durante alguns anos. Casou-se, e ele e sua esposa tiveram dois filhos.
30“Um dia, quarenta anos depois, o Senhor Deus apareceu sob a forma de anjo a Moisés num arbusto que estava queimando na terra deserta perto do Monte Sinai.
31Quando Moisés viu isso, ele ficou admirado/muito surpreso, pois o arbusto não se consumia. Ao se aproximar para ver mais de perto o que estava acontecendo, ele ouviu o Senhor Deus dizer-lhe:
32‘Eu sou o Deus a quem seus antepassados adoravam. E sim, sou o Deus que Abraão, Isaque e Jacó adoram’. Moisés tinha tanto medo que começou a tremer. Ele tinha medo de olhar mais para o arbusto.
33Então o Senhor Deus disse a ele: 'Tire as sandálias em sinal de que me reverência. Pelo fato de Eu estar aqui, o lugar onde você se encontra é santo/sagrado.
34Vi com certeza como os egípcios continuamente fazem meu povo sofrer. E ouvi meu povo gemer porque aquelas pessoas o oprimem continuamente. Portanto desci para resgatar meu povo dos egípcios. Ora, apronte-se, pois mandarei você ao Egito para fazer justamente isso'”.
35Estêvão continuou: “É esse Moisés quem tentou ajudar nosso povo israelita, mas os israelitas o rejeitaram, dizendo: 'Ninguém acha/Você acha que alguém RHQ tenha nomeado você para nos governar e julgar'!? Foi Moisés o homem que o próprio Deus mandou governá-los e livrá-los da escravidão. Foi ele a quem um anjo no arbusto mandou proceder assim.
36Foi Moisés quem tirou nosso(s) povo/antepassados do Egito. Ele fez muitos milagres no Egito, no Mar Vermelho e durante os quarenta anos que os israelitas moravam no deserto.
37Foi esse Moisés quem disse ao povo de Israel: 'Deus nomeará um profeta para vocês dentre este próprio povo. Ele proferirá as palavras de Deus, bem como eu lhes digo as palavras dele’.
38Esse homem Moisés foi o líder de nosso povo quando todos se congregavam no deserto. Foi Moisés a quem Deus mandou o anjo no Monte Sinai para lhe entregar nossas leis e foi ele quem explicou aos nossos outros antepassados aquilo que o anjo tinha dito. Foi ele que recebeu de Deus/do anjo as palavras que nos esclarecem como viver eternamente e Moisés as transmitiu a nós.
39Contudo, nossos antepassados não quiseram obedece-lo. Pelo contrário, enquanto Moisés estava ainda no Monte Sinai, eles o rejeitaram e resolveram voltar ao Egito.
40Portanto pediram a Arão, o irmão maior dele: 'Faça para nós ídolos que possam servir como nossos deuses para nos guiarem de volta ao Egito! Quanto a esse Moisés que nos tirou do Egito–nós (excl) não sabemos o que tem passado/o que se passa com ele!'

Read Atos 7Atos 7
Compare Atos 7:2-40Atos 7:2-40